5 dicas de como cuidar do seu novo filhote de cachorro

Comprar ou adotar um filhotinho de cachorro é sempre um momento de enorme alegria. Significa que a sua casa estará cercada de ainda mais felicidade, risadas e fofura. Porém, a situação também implica muitas responsabilidades e cuidados. Afinal, como todo bebê, o seu pet precisará de atenção especial em diversos aspectos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para as quais você deve se atentar para cuidar do seu bichinho canino no início de sua vida. Confira!

Onde ele vai ficar?

A mudança de ambiente pode causar medo e estresse no seu animalzinho, pois está carregada de muitas novidades para ele assimilar. Por isso, nos primeiros dias, é importante mantê-lo o mais próximo possível. Para amenizar os latidos e os choros durante a noite, tente levá-lo para o quarto, posicionando-o em um tapete higiênico com um brinquedinho macio e aconchegante. Assim, ele se sentirá mais confortável e seguro. Depois, aos poucos, você pode começar a posicioná-lo em outras localidades da casa, ensinando-o onde dormir ou satisfazer suas necessidades fisiológicas.

Saúde em primeiro lugar

Para que o seu cãozinho bebê cresça forte e com muita saúde, fique de olho nos cuidados veterinários. Após o desmame, que dura cerca de 30 dias, é preciso realizar uma série de exames e procedimentos para o que o seu pet não tenha nenhuma complicação. Veja:

  • Exame de fezes: realizado entre 25 e 30 dias de idade e sempre antes das vacinações
  • Vermifugação: a partir de 30 dias de idade, repetindo após 15 dias e depois novo ciclo no final do esquema de vacinação
  • Vacinações: após vermifugação
  • Prevenções contra doenças: Dirofilariose e Ectoparasitas (pulgas e carrapatos)
  • Castração: para animais domésticos a castração hoje e dia já se tratada como uma necessidade, animais não castrados costumam ficar mais temperamentais e territorialistas.

Para informações mais precisas para cada tratamento e método, consulte sempre um médico veterinário.

Quais itens preciso ter

Para que a chegada do seu novo companheirinho seja suave e mais agradável, é necessário adquirir alguns itens. Recomendamos:

  • Caminha: para que o seu filhote tenha um local próprio e confortável para dormir
  • Potinhos de ração e água: de acordo com o tamanho do pet
  • Brinquedinhos: para que ele possa se divertir e não ficar estressado
  • Roupinhas: para o dog se aquecer nos dias frios
  • Amor: esse item nem precisa comprar, só dar

Lembre-se também de que, como o seu cachorro ainda é um bebê, ele pode sofrer ou causar alguns acidentes. Tenha paciência e, na medida do possível, previna situações adversas. Esconda fios elétricos e não deixe objetos valiosos em locais de risco, por exemplo. Colocar telas nas janelas e manter produtos químicos bem guardados também são ações importantes.

Quando passear com o filhote na rua?

Tenha cuidado com seu bichinho em locais públicos. Somente após o ciclo completo de imunização via vacinações, tratamentos e exames, é possível levá-lo para passear. Antes disso, há riscos de contaminação por doenças. O que apenas colocaria seu pet em condições ruins. Por isso, siga todo o planejamento de saúde para filhotes antes de pensar nas saídas com o seu amiguinho canino.

Alimentação é coisa séria

Assim como todo bebê, o seu filhote precisa de alimentos específicos para que possa se desenvolver no início da sua vida. Primeiramente, é preciso deixar claro: comidas estão fora de questão. Seu dog precisa de rações especiais.

A recomendação é de que rações para filhotes sejam utilizadas até os 10 ou 12 meses de vida do bichinho (de acordo com a raça). Atente-se também para as condições do seu pet. Se ele tiver diabetes, problemas de pele ou necessidades nutricionais diferenciadas, você precisará de produtos bem singulares. Consulte sempre um profissional para que ele possa lhe indicar a melhor opção.

Fotografias do post: Click Pets – fotografiadeanimais.com.br

Gostou das dicas? Esperamos que elas possam ajudar você neste lindo ciclo que você está prestes a embarcar com seu novo cachorrinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *