Oferecer sachês ou latinhas para gatos, faz mal?

Assim com os demais pets, os gatos também precisam de muita atenção quando o assunto é alimentação. Porém, muitos donos de peludinhos ficam na dúvida na hora de adquirir as rações certas. São tantas opções que fica fácil se perder e difícil identificar qual delas apresenta os benefícios necessários para o seu bichinho. Nesse cenário, também há a discussão que gira em torno das rações secas e das rações úmidas ( latinhas ou sachês). Qual é a melhor? Há diferenças? Bem, eis o que você precisa saber!

 

Quais são as diferenças?

 

As rações secas e as rações úmidas possuem duas grandes diferenças. A primeira delas é as bases com as quais são fabricadas. Enquanto os alimentos secos possuem mais carboidratos, os úmidos possuem mais proteínas. Informação importantíssima, por exemplo, para gatos (ou outros pets) que possuem tendência a engordar rapidamente. Isso porque, rações nas quais se sobressaem os carboidratos, ajudam os gatinhos a ganharem peso, enquanto as rações baseadas em proteínas fornecem mais energia. Ou seja, é preciso saber quais são as características do seu fofinho antes de escolher.

 

A segunda diferença é a de que as rações úmidas possuem sete vezes mais água do que as rações secas. Portanto, também se configuram como uma fonte de hidratação para os gatos, que não possuem muito costume de beber água além do absoluto necessário. Dessa forma, os bigodudos também se previnem de doenças ligadas ao baixo consumo de líquidos, como cálculos urinários e problemas nos rins.

Gatinhos do instagram (@ben_and_xavi)

 

Então a ração úmida não faz mal?

 

De maneira geral, não. Ela apresenta diversos benefícios, como os já citados acima. Além disso, são ótimas opções para gatinhos mais idosos, que já não se hidratam ou se alimentam normalmente. Por apresentar muitas proteínas e água, os sachês hidratam e dão energia aos pets. Para completar, são opções práticas e deliciosas.

 

Mas como tudo na vida, é necessário equilibrar. Quando se abusa dos sachês e das rações úmidas, por serem alimentos mais palatáveis, há o risco do seu gatinho não querer mais saber das rações secas, e se você precisar mudar sua rotina vai ter que adaptá-lo a comer ração seca também. Por isso, harmonize e não exagere. Você também pode estimular o seu gatinho a beber mais água adquirindo fontes e bebedouros para gatos.

 

Nas quantidades certas, o seu bichano poderá se aproveitar de todos os benefícios dos sachês e ter uma vida ainda mais saudável e proveitosa! E quem tem gatinho em casa sabe, eles amam ganhar sachês, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *